Curso de extensão/2020



Curso de extensão Etnosaberes, Pós-Colonialidade e Formação Docente - II Etapa
UFMT/2020

Textos estudados

1. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes (Boaventura de Sousa Santos) – SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/pensamento-e-ciencia/2106-2106/file.html

2. Colonialidade do poder e classificação social (Anibal Quijano) - SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/pensamento-e-ciencia/2106-2106/file.html

3. Meditações anticartesianas sobre a origem do antidiscurso filosófico da modernidade (Enrique Dussel) - SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/pensamento-e-ciencia/2106-2106/file.html

4. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: modernidade, império e colonialidade (Nelson Maldonado Torres) - SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/pensamento-e-ciencia/2106-2106/file.html

5. Mestiçagem como símbolo da identidade brasileira (Kabengele Munanga) - SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em:

6. Para descolonizar os estudos da economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global (Ramón Grosfoguel)–SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digitalcamoes/pensamento-e-ciencia/2106-2106/file.html

7. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira (Nilma Gomes) - SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/pensamento-e-ciencia/2106-2106/file.html

8. O lugar e o cotidiano (Milton Santos) - SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Disponível em:  http://files.leadt-ufal.webnode.com.br/200000026-4d5134e4ca/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf

9. WALSH, C., OLIVEIRA, L. F., & CANDAU, V. M. (2018). Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas educativas, 26(83).
Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6584832


10. MOTA NETO, J. C. da. (2018). Por uma pedagogia decolonial na América Latina: Convergências entre a educação popular e a investigação-ação participativa. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(84).
Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326558991_Por_uma_pedagogia_decolonial_na_America_Latina_Convergencias_entre_a_educacao_popular_e_a_investigacao-acao_participativa

11. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil.OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.1, pp.15-40.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-46982010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

12. As populações tradicionais: conceitos e ambiguidades. DIEGUES, Antônio Carlos Santana.O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 2001. (p.75-91)
Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4585401/mod_resource/content/3/Texto%205%20%20Antonio%20Carlos%20Diegues%20%20O%20mito%20moderno%20da%20natureza%20intocada.pdf

13. Comunidades Tradicionais: A questão conceitual: dificuldades e ambiguidades. DIEGUES, Antonio Carlos Santana (org) et al. Biodiversidade e Comunidades Tradicionais no Brasil. São Paulo: 1999. (p. 16-26)
Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/750/2/Biodiversidade%20e%20comunidades%20tradicionais%20no%20Brasil.pdf

14. As populações tradicionais no Brasil: uma perspectiva histórica de sua Formação. DIEGUES, Antonio Carlos Santana (org) et al.Biodiversidade e Comunidades Tradicionais no Brasil. São Paulo: 1999. (p.26-71)
Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/750/2/Biodiversidade%20e%20comunidades%20tradicionais%20no%20Brasil.pdf

15. CASTILHO, Suely Dulce de. Quilombo contemporâneo e a luta pela descolonização dos direitos, das culturas, da história e da educação. In: CARDONA, Ana Cecilia Osorio, CAMARGO, Mercedes Rodríguez, MENEZES, Roni Cleber Dias de. Red de educación Contemporánea en Latino américa tendencias latino americana seninvestigación. Volumen II/ Ana Cecilia Osorio Cardona, Mercedes Rodriguez Camargo, Roni Cleber Dias de Menezes. -1a ed.- Bogotá: Universidad La Gran Colombia, 2018.
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hPQjgNbR7OkdW6zzG81RJEVSeSxFO1kC/view?usp=sharing

16. CASTILHO, Suely Dulce; SANTANA, Gonçalina Eva Almeida de. Etnosaberes e formação de professores quilombolas: Reflexão a partir do olhar de docentes. Expressa Extensão, v. 24, p. 40-54, 2018.
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hPQjgNbR7OkdW6zzG81RJEVSeSxFO1kC/view?usp=sharing

17. Comunidades Tradicionais: A questão conceitual: dificuldades e ambiguidades. DIEGUES, Antonio Carlos Santana (org) et al. Biodiversidade e Comunidades Tradicionais no Brasil. São Paulo:1999. (p. 16-26)
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vLV9xzoOQuLTY_63ztK_NBAItgUupEu3/view?usp=sharing

18. As populações tradicionais no Brasil: uma perspectiva histórica de sua Formação. DIEGUES, Antonio Carlos Santana (org) et al. Biodiversidade e Comunidades Tradicionais no Brasil. São Paulo:1999. (p.26-71)
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1vLV9xzoOQuLTY_63ztK_NBAItgUupEu3/view?usp=sharing

19. CASTILHO, Suely Dulce de. Quilombo contemporâneo e a luta pela descolonização dos direitos, das culturas, da história e da educação. In: CARDONA, Ana Cecilia Osorio, CAMARGO, Mercedes Rodríguez, MENEZES, Roni Cleber Dias de. Red de educación Contemporánea em Latinoamérica tendências latino-americanas em investigación.Volumen II/ Ana Cecilia Osorio Cardona, Mercedes Rodriguez Camargo, Roni Cleber Dias de Menezes. -1a ed.- Bogotá: Universidad La GranColombia, 2018.
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1nYkI2IGN-7vvwYFvK2qNTKLTmbN98z6o/view?usp=sharing

20. SILVA, M. S. L. C.; CASTILHO, Suely Dulce de. Etnomatemática no contexto quilombola: um panorama das pesquisas brasileiras no período de 2000 a 2016. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 91-106, 2018.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1ZAUHKZtx8TcLTTP3sEAIh6PVNgbgXdRM/view?usp=sharing

21. BARROS, Elizabeth B. Formação de professores/as e os desafios para reinvenção da escola. In FERRAÇO, Carlos E. (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1DgZ_Hg19FA_Dxk-4az8OAw8RniElpGDE/view?usp=sharing

22. Parte I, página 69 ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.Capitulo II: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos, Os saberes da docência disputam o currículo, o trabalho humano disputa centralidade no currículo, o direito aos saberes aprendidos no trabalho desde infância, quando os educandos são reduzidos a empregáveis à docência transforma-se em treinamento.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1J6UqFQrW4wgMwb4KdZEErpMwMWibok71/view?usp=sharing

23. PEREZ, G. Angel. A função e a formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. IN: PEREZ G. Angel; GIMENO, Sacristán. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Disponível em: 

24. GOODSON, Ivo F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. IN NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/143OpnoBEIMFDMQpOyz9WYQ35GlQEqbC3/view?usp=sharing

25. GIROUX, Henry A. Os Professores Como Intelectuais. Porto Alegre: Artmed Editora, 1997. Capítulo 09: professores como intelectuais transformadores.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1yFKsDkqceubXzw7kxLMnrtbRMAY4tbtD/view?usp=sharing

26. SACRISTÁN, J. GIMENO. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. Introdução: A estrutura da prática educativa: chaves do profissionalismo docente.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/13cwqkSHNuIg2_of7OF-OahlSXRgXk3F3/view?usp=sharing

27. GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo.In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação .3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/12mD74qYkUJyWPkX6hozykS54n4JPPf85/view?usp=sharing

28. CANDAU, Vera.M.F. Pluralismo Cultural, cotidiano escolar e formação de professores. IN CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1h7yrFFLY_xpaMomRY2ohAhMs1_7yoYAP/view?usp=sharing

29. CANEN, A. Formação de professores e diversidade cultural, IN CANDAU. IN CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.
Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1j2yEkFwq1vu-Ppy0hg9UbCwLseBU13LH/view?usp=sharing

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