Projetos de Pesquisa



Projetos de Pesquisa

2019 - Atual
ETNOSABERES: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES EM EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
Descrição: Este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta de realização de uma pesquisa em 2 escolas estaduais quilombolas do estado de Mato Grosso. O objetivo fundamental é levantar, registrar e sistematizar os etnosaberes que perpassam as comunidades quilombolas nas quais as referidas escolas estão inseridas. A finalidade é que estes saberes, após sistematizados, sejam convertidos em atividades pedagógicas e posteriormente sirvam como insumos para a elaboração de materiais didáticos que subsidiem os/as docentes no trabalho com os saberes locais, mas sem obscurecer o papel da escola como via de acesso ao conhecimento universal. Este estudo terá como principal método a Pesquisa-ação que será complementado com a etnografia. Os instrumentos para coletar os dados serão: o curso de extensão, questionário semi-estruturado, a observação participante e a entrevista. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o aprimoramento da prática docente pautados nos princípios dos etnosaberes. Projeto 513/2019..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Coordenador / Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho - Integrante / Bruna Maria de Oliveira - Integrante / Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva - Integrante / Silvana Alves dos Santos - Integrante / Gonçalina Eva Almeida de Santana - Integrante / Michele Corrêa de França - Integrante / Michelangelo Henrique Batista - Integrante / Cemires Leonina Souza Neta - Integrante / Rosangela de Campos Silva - Integrante / Rosemil Conceição do Bom Despacho - Integrante / Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli - Integrante / Samara Pereira de Souza - Integrante / Luciana Gonçalves de Lima - Integrante / João Almeida dos Santos - Integrante / Marcelo Rocha Meira - Integrante / Josiane Rodrigues dos Santos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso - Bolsa.
                                   2016 - 2019
Saberes, fazeres e dizeres de docentes atuantes em escolas estaduais quilombolas do Estado de Mato Grosso
Descrição: PROJETO 415/2016. A presente pesquisa é fruto das discussões delineadas no seio do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação/ GPSME. Tem como principal objetivo construir um mapa de saberes dos educadores que atuam nas cinco escolas estaduais quilombolas do Estado de Mato Grosso. Objetiva ainda conhecer a percepção dos docentes em relação aos seus fazeres profissionais em termos de: domínio de conteúdos e metodologias de ensino aplicadas nas suas respectivas disciplinas e áreas; as lacunas existentes em suas formações. Por fim, conhecer como percebem a adequação entre a formação inicial e as exigências postas para o trabalho docente, em escolas quilombolas.A pesquisa tomará como orientações teórico-metodológica as abordagens qualitativas, as técnicas de coleta de dados envolverão a aplicação de questionário padronizado, a realização de entrevistas de tipo grupo focal e entrevista individual, os sujeitos da pesquisa abrangerão todos os docentes que atuam nas cinco Escolas Quilombolas que integram o quadro da Rede Estadual de ensino. Espera-se que a pesquisa contribua para conhecer a forma como estes profissionais vem atuando como educadores, as suas formas de atuação e seus limites. Os resultados poderão contribuir também para estimular o debate em torno de políticas públicas para formação destes professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Coordenador / Maria da Anunciação Pinheiros Barros Neta - Integrante / Edinaldo Gomes de Souza - Integrante / Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho - Integrante / Cleonice Perotoni - Integrante / Bruna Maria de Oliveira - Integrante / Jocimar Jesus de Campos - Integrante / Luciano da Silva Pereira - Integrante / José Ferreira da Costa - Integrante / Dionéia da Silva Trindade - Integrante / Vanesa Alves de Morais - Integrante / Carla Gisele Santos Sereno Fernandes da Silva - Integrante / Itamar Porto - Integrante / Suely Cristina Lopes de Siqueira - Integrante / Maristela Mendes Pedroso - Integrante / Mabel Strobel Moreira Weimer - Integrante / Marcelo Porrua - Integrante / Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva - Integrante / Silvana Alves dos Santos - Integrante / Gonçalina Eva Almeida de Santana - Integrante / Érico Ricard Lima Cavalcante Mota - Integrante / Michele Corrêa de França - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
           2014 - 2015
SEGURANÇA PÚBLICA E POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: desafios políticos e pedagógicos.
Descrição: O presente projeto de pesquisa intitula-se: Segurança Pública e População de Rua: desafios políticos e pedagógicos. Terá como campo de estudo as cidades de Cuiabá/Mato Grosso, Belém/Pará, São Luiz/Maranhão, contemplando três regiões do país (Centro Oeste, Norte, Nordeste). Serão utilizados como instrumento de coleta de informações o levantamento documental, aplicação de questionários estruturados, entrevistas individuais e grupo focal. O objetivo principal é verificar como se tem configurado o preparo dos profissionais e instituições de segurança pública para o adequado relacionamento com a população em situação de rua, em suas diversas configurações e expressões identitária, e em suas condições de vulnerabilidade social. Por outro lado, busca-se conhecer a percepção da população em situação de rua, em relação aos profissionais de segurança pública, em temos de apoio, orientação e violência. Registro na PROPEQ é: 62/2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Coordenador / Luiz Augusto Passos - Integrante / Maria da Anunciação Pinheiros Barros Neta - Integrante / Edson Benedito Rondom Filho - Integrante / Claudia Cristina Ferreira Carvalho - Integrante / James Jácio Ferreira - Integrante / Wilquerson Felizardo Sandes - Integrante.
Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro.
2013 - 2019
O sentido das vivências de crianças e adolescentes do gênero feminino em situação de rua
Descrição: Este projeto busca mapear, descrever e compreender o sentido das vivências e percepções de crianças e adolescentes do gênero feminino em situação de rua relacionadas à condição de violência física, psíquica e moral, desproteção e vulnerabilidade, violação dos direitos humanos em suas inter-relações de trabalho, socioculturais e familiares. A metodologia será de caráter quantitativa e qualitativa fenomenológica com aplicação de questionários para a obtenção de informações acerca do perfil econômico e sociocultural, observação e entrevistas semi-estruturadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Integrante / Maria da Anunciação Pinheiros Barros Neta - Coordenador / Jamil Amorin de Queiroz - Integrante / Augusta Eulalia Ferreira - Integrante / Jane Maria da Silva Nóbrega Medeiros - Integrante / José Ferreira da Costa - Integrante / Márcia de Campos - Integrante.
2013 - 2016
Mapeamento da cor, escolarização e percepção racial da ?população em situação de rua? nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande (MT).
Descrição: A pesquisa buscará mapear a cor da ?população em situação de rua? nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande (MT), visando uma abordagem que considere essa população como pessoas portadoras de uma identidade racial com implicações no modo ser e estar no mundo. Em suma, busca também compreender a percepção delas a respeito das relações raciais e escolarização na relação com o contexto de rua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Coordenador / Luiz Augusto Passos - Integrante / Maria da Anunciação Pinheiros Barros Neta - Integrante / Marinalva Marques Macedo - Integrante / Jamil Amorin de Queiroz - Integrante / Augusta Eulalia Ferreira - Integrante / Edson Benedito Rondom Filho - Integrante / Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho - Integrante / Sebastião Carlos Rodrigues da Silva - Integrante / James Jácio Ferreira - Integrante / Bruna Maria de Oliveira - Integrante / Jocimar Jesus de Campos - Integrante / Luciano da Silva Pereira - Integrante.
2012 - 2015
População em vulnerabilidade vivendo na e da rua.
Descrição: pesquisa abrangerá a população em situação de rua que vive condições de vulnerabilidade, nas áreas urbanas de Cuiabá-MT e Varzea Grande - MT, dentre os grupos destacam-se guardadores de carro, descarregadores de carga, catadores de papéis e de latinhas, profissionais do sexo, grupos usuários de álccol e outras drogas. O estudo tem como objetivos: a) elaborar um diagnóstico do panorama real da violência e violações dos direitos humanos a que estão sujeitos os grupos pesquisados; b) elaborar uma cartografia que identifiquem os circuitos, os mapas, os territórios, os pontos das cidades, os pórticos onde se concentraram os grupos de referencia da pesquisa, de modo que sejam contemplados na seleção amostral a proporcionalidade das representatividades dos diversos grupos de referencia. Os resultados devem oferecer condições de verificação das reais condições de vulnerabilidade social, das pessoas e grupos pesquisados; assim como, oferecer subsídios aos gestores das instituições de justiça e direitos humanos, educação, saúde, assistência social, cultural, segurança publica e demais instituições que fazem interface com a questão, no sentido de fomentar ações que iniba o avanço das desigualdades sociais, sobretudo proporcionando dignidade humana para grupos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Integrante / Luiz Augusto Passos - Coordenador / Maria da Anunciação Pinheiros Barros Neta - Integrante / Celso Luiz Prudente - Integrante / Marinalva Marques Macedo - Integrante / Jamil Amorin de Queiroz - Integrante / Augusta Eulalia Ferreira - Integrante / Edson Benedito Rondom Filho - Integrante / Claudia Cristina Ferreira Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Secretaria Estadual de Segurança e Direitos Humanos - Cooperação.
2009 - 2012
Educação em Movimentos Sociais (EDUMOS IV)
Descrição: Pesquisa ético estética da educação em Movimentos sociais de Mato Grosso. O presente projeto une dois braços do Grupo de pesquisa GPMSE, o primeiro deles liderado por Professora Artemis Augusta Torres, o GPMSE-Democracia com temas que envolvem o conceito de Democracia com ênfase em Gramsci; e aquele outro braço que lidero, o GPMSE-Fenomenologia página gempo.luizaugustopassos.com.br que articula conceitos da fenomenologia de Merleau-Ponty e Paulo Freire no estudo dos movimentos sociais na década de oitenta, acrescidos desde a IV Edição do EDUMOS, da dicção freriana verbalizada como educação na qual "a beleza esteja de mãos dadas com adecência", sugerindo a importânia da conjugação de um exiso estético e ético, como potencializador e qualificador dos processos educacionais voltados à onstrução da democracia em curso. Página ON LINE: gempo.luizaugustopassos.com.br.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Integrante / Neura César - Integrante / Luiz Augusto Passos - Coordenador / Saulo Tarso Rodrigues - Integrante / Luciane Rocha Ferreira - Integrante / Beleni Saléte Grando - Integrante / Neide da Silva Campos - Integrante / Edinaldo Gomes de Souza - Integrante / Gabriel Rodrigues Leal - Integrante / Sonia Aparecida da Silva - Integrante / Maria Aparecida Rezende - Integrante / Raquel Martins Fernandes - Integrante.
2009 - 2011
Cultura Afro-brasileira: entre o ritmo e a afirmação de identidades
Descrição: O projeto propõe examinar a gênese, finalidades, processos e alcances de ações empreendidas pelo MIN (Movimentos de Inteligência Negra) entidade negra de Cuiabá-MT, no atual contexto das relações sociais que expõe claramente o preconceito racial contra os indivíduos negros. O MIN é um grupo distinto que traduz forças de aglutinação de projetos anti-racistas, construindo processos formativos capazes de estabelecer interlocução com o âmbito escolar - mediato e imediato. Interessa ser conhecido e discutido cientificamente pelo campo da educação, tendo em vista as políticas públicas de reformulação curricular (Lei 10.639/03) na perspectiva anti-racista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Suely Dulce de Castilho - Coordenador / Neura César - Integrante / Luiz Augusto Passos - Integrante / Marco Antonio Moura - Integrante / Maria da Anunciação Pinheiros Barros Neta - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.

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