Pesquisadorxs


Coordenadora Do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Quilombola/GEPEQ

Possui Graduação em Letras, habilitação em Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), Mestrado em Educação Linha de Pesquisa Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Doutorado em Educação: Currículo, com ênfase em Relações Raciais pela PUC/SP (2008). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Eucação da UFMT. Tem experiência na área de literatura brasileira, Currículo, educação para as relações étnico-raciais, Educação quilombola; diversidade culturais; relação segurança pública e minorias e Movimentos Sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola (GEPEQ) 

João Almeida dos Santos 


Doutorando em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Integrante do GEPEQ - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Escolar Quilombola - UFMT. Mestre em Educação pelo mesmo programa. Especialista em Educação Ambiental e sustentabilidade. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade federal de Mato grosso-(UFMT) Téc. Geomensura, pelo IFMT, Atua como educador no Ensino Básico Regular de Mato Grosso. Fotógrafo militante negro.

Luciana Gonçalves de Lima 


Assistente Social do IFMT/DSA Estudantil/Reitoria 
Mestra em Política Social - UFMT/2012
Doutoranda em Educação pelo PPGE/GEPEQ/UFMT

Michele Corrêa de França     
 Possui graduação em Secretariado Executivo pelas Faculdades Integradas Cândido Rondon (2003), Pós-Graduação em Gestão Escolar - Universidade Castelo Branco(2009), Docência do Ensino Superior - Faculdades Afirmativo (2009), Gestão Pública - Universidade Aberta do Brasil - UFMT (2018) e Mestrado em Educação - Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2019). Atualmente é Servidora Pública enquadrada como Técnica Administrativa na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Quilombola - GEPEQ /UFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional tendo lecionado Disciplinas específicas para o curso de Secretariado Executivo. Atuou também como instrutora de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado.


       Gonçalina Eva Almeida de Santana

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2009) e Especialização em Educação Infantil e Letramento pela Faculdades Integradas de Cuiabá (2013). Atualmente é professora da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda . Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação


       Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho

Doutoranda em Educação. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Tangaraense de Educação e Cultura (2003); Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo ICE(2005); Especialização em Literatura Mato-grossense pela UNEMAT(2009); Especialização em Educação do Campo pela UFMT( 2015); Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016).  Atuando principalmente, nos seguintes temas: Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo, Currículo, Políticas Púbicas e Movimentos Sociais. Membro do Núcleo de Educação e Diversidade - NEED/UNEMAT e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola (GEPEQ).



Doutoranda em Educação pela UFMT/Cuiabá. Mestre em Educação (2013), pela UFMT/Cuiabá. Graduada em Licenciatura em Matemática (2007) pelo Univag - Centro Universitário de Várzea Grande-MT. Especialista em Fundamentos da Docência para Educação a Distância (2008) pelo Univag - Centro Universitário em Várzea Grande-MT. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, atuando na Educação Básica, na disciplina de Matemática. Pesquisadora da Etnomatemática na Educação Escolar Quilombola e membro do GEPEQ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola - IE/PPGE/UFMT


Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2004) e especialização em Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco(2007). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. 



Silvana Alves dos Santos possui graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e espanhol pela Universidade de Cuiabá (2005), Pós Graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Pós Graduação em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso, nesta mesma instituição obteve o título de Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais. É professora da educação básica na rede pública do Estado de Mato grosso, tem experiência na área de estão escolar (coordenação e direção) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Escolar Quilombola (GEPEQ/UFMT). 



Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Gestão Pública e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2005). Atualmente é Analista de Planejamento da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e ocupa o cargo de Chefe Substituto da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso. No campo acadêmico foi professor de Pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Na graduação lecionou na Universidade de Cuiabá - Unic em diversas disciplinas, entre elas, Análise Econômica de Projetos, Matemática Financeira, Gestão de Empresas, Matemática Aplicada ao Comercio e Métodos Quantitativos. 

    Samara Pereira de Souza
Possui graduação em Letras/ espanhol pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2003). Especialização em Docência no ensino superior pela AVEC 2010. Está cursando mestrado na UFMT no movimentos sociais étnicos saberes. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Quilombola - GEPEQ /UFMT.



Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015), graduação em Administração - Faculdades Integradas Cândido Rondon (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombo, educação quilombola, formação continuada, educação infantil e alfabetização. 










Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992). Atualmente é professor educação básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa



Postagens mais visitadas deste blog

V Encontro de Educação Escolar Quilombola

IV Encontro de Educação Escolar Quilombola