Pesquisadorxs



Coordenadora Do Grupo de Estudos e 
Pesquisas em Educação Escolar Quilombola/GEPEQ
 
 
 
É graduada em Letras, habilitação em Literatura e Língua Portuguesa, cursada na Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Estudou o Mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, na Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Cursou o Doutorado em Educação: Currículo, com ênfase em Antropologia da Educação, Antropologia Quilombola e Relações Raciais na PUC/SP (2008). Fez Pós-doutorado em Antropologia Social, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (07/2021-12/2021), como bolsista do CNPq. É docente Associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT; professora de Graduação e Pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. É pesquisadora, extensionistas e orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. É idealizadora e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Quilombola (GEPEQ/UFMT). No GEPEQ realiza pesquisas coletivas e orienta pesquisas individuais com foco principal em educações quilombolas em suas diversificadas perspectivas. Em termos de extensão realiza formação de docentes quilombolas pautada nas identidades e culturas locais para uma pedagogia específica, diferenciada e decolonial. Tem experiência na área de literatura brasileira, currículo educacional, educação para as relações etnicorraciais, antropologia da educação, educação quilombola; formação de docentes quilombolas, diversidades culturais e educação; relação entre segurança pública e populações subalternizadas, movimentos sociais e educação. É autora das obras: Quilombo contemporâneo, educação, família e culturas (EdUFMT, 2011) - Obra premiada em 2011, pela EdUFMT; Diversidade na educação: implicações curriculares, Org. (EDUC, 2016) - Finalista do prêmio Jabuti, em 2017; Educação escolar quilombola: avanços e desafios, Org. (Sustentável, 2019); Coordenadora das pesquisas, organizadora e co-autora dos resultados publicados nas obras: Segurança pública e população em situação de rua: desafios políticos, ontológicos, epistêmicos e pedagógicos (Dialética, 2020); Retratos etnográficos da educação quilombola do estado de Mato Grosso (Dialética, 2024). Acesse o currículo completo
 
 


ORIENTANDXS

Bruna Maria de Oliveira

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 Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2025). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola (GEPEQ/UFMT). Atualmente é professora substituta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência como professsora formadora da Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado de Mato Grosso.Tem experiência na área de pesquisa e extensão em: Educação, Educação Escolar Quilombola; Povos Quilombolas; Etnocorporeidade; Corpo e Cultura. Acesse o currículo completo

Bruno Gonçalves dos Santos

 

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2011) e mestrado em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (2015). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Mato Grosso na linha Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola (GEPEQ). Atualmente é professor da Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC-MT) atuando na modalidade de Educação do Campo. Acesse o currículo completo

Cira Alves Martins

 

Possui licenciatura em História pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2003) UNIVAG, e licenciatura em Pedagogia pela ULBRA,. Especialização em Historia de Mato Grosso. pela Unic . Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso -UNEMAT em Cáceres, qualificação na área da Educação, o objeto de pesquisa é sobre o Racismo Silencioso na Educação Infantil. É professora efetiva da rede municipal de ensino. Possui experiência com Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio , Educação de Jovem e Adulto (EJA)e Ensino Superior. Acesse o currículo completo 
 

Davi Sousa Silva

 

Possuo graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2007) e Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest - UNIFACVEST (2020). Sou especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009). Sou Mestrando em Educação pelo Grupo de estudos e pesquisas em educação quilombola/Gepeq-UFMT. Atualmente, componho o quadro de Profissionais da Educação Básica da rede estadual de Mato Grosso lecionando as disciplinas de Ciências e Biologia na Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller - Santo Antônio de Leverger/MT. Tenho experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular. Acesse o currículo completo
 
 

Janina Mirtha Gladys Moquillaza Sanchez

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 Professora, Pesquisadora, Curadora, Artista. Pós-Doutora em Antropologia da Educação, pela FE-USP (2010); Doutora em Educação: currículo intercultural pela PUC-SP (2006), Mestre em Educação:Formação de Professores/Linguagens pela Faculdade de Educação - FE/USP (2003), Graduada em Comunicação Social: publicidade pela FACHA-Rio de Janeiro (1989). Ensina em Curso de Graduação da Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração, tendo ensinado em cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Comunicação, Educação, Saúde Pública, Arte, e em cursos de graduação nas mesmas áreas. Atua principalmente sobre os seguintes temas: Mitohermenêutica de culturas, Gestão do conhecimento, Antropologia Cultural, Gênero, Interculturalidade na Educação, Avaliação Institucional, Currículo, Cultura-análise, Epistemologia cultural, Metodologia da Pesquisa Científica, Ensino-Aprendizagem, Estética e História da Arte, Descolonízação na Educação, Educação em Quilombos. Profere palestras e apresenta trabalhos em congressos e seminários internacionais e nacionais Publica livros, artigos, ensaios, em revistas acadêmicas e veículos impressos e virtuais. Acesse o currículo completo

Joacelmo Barbosa Borges

 

Doutorando em Educação (PPGE/UFMT) - na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Mestre em Educação (PPGE/UFMT) - na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Especialização em Educação Física Escolar (UFMT).Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso . Atualmente é professor na Faculdade de Educação Física da Universidade de Cuiabá (UNIC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Capoeira, experiência em relações étnico-raciais. Com experiência no fomento da Cultura Afro. Palestrante. Presidente da Associação Sendero Capoeira. Coordenador do Fórum de Capoeira de Mato Grosso. Ex- presidente da Federação Mato-grossense de capoeira e Ex-presidente do Sindicato dos trabalhadores em estabelecimento de ensino do Estado de Mato Grosso (SINTRAE/MT). Acesse o currículo completo

 

João Almeida dos Santos 


 
 
Doutorando em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Integrante do GEPEQ - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Escolar Quilombola - UFMT. Mestre em Educação pelo mesmo programa. Especialista em Educação Ambiental e sustentabilidade. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade federal de Mato grosso-(UFMT) Téc. Geomensura, pelo IFMT, Atua como educador no Ensino Básico Regular de Mato Grosso. Fotógrafo militante negro. Acesse o currículo completo

Luciana Gonçalves de Lima 

 
É Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT/Reitoria/Cuiabá). Cursou o mestrado em Política Social na UFMT no período de 2010 a 2012 e o doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, na linha de pesquisa "Movimentos Sociais, Política e Educação Popular", no período de 2021 a 2025. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola (GEPEQ/PPGE/UFMT). Tem experiências profissionais nas políticas de assistência social, saúde organizacional (qualidade de vida no trabalho) e Educação. Principais áreas/temas dos estudos e pesquisas: escravidão contemporânea em Mato Grosso; relações raciais e educação; assistência estudantil; políticas de ações afirmativas na educação superior para negros, negras e quilombolas; acesso e permanência na educação superior pública. Acesse o currículo completo
 
 

Marileide do Carmo Amorim Arruda

 

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), graduação Ciências Sociais - Faculdades Integradas Cândido Rondon (2000), em História pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2006), graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2011) . Possui Pós Graduação em Interdisciplinaridade na Educação Básica, Psicopedagogia, AEE-Atendimento Educacional Especializado. Foi Conselheira do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselheira Presidente do Conselho Municipal de Educação de Poconé-MT, trabalha com formação de professores atua como professora colaboradora nas turmas de Pedagogia e Pós Graduação Lato Sensu pelo Instituto Panamericano de Educação. Acesse o currículo completo
 
 
 
Michele Corrêa de França  
   
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Possui graduação em Secretariado Executivo pelas Faculdades Integradas Cândido Rondon (2003), Pós-Graduação em Gestão Escolar - Universidade Castelo Branco(2009), Docência do Ensino Superior - Faculdades Afirmativo (2009), Gestão Pública - Universidade Aberta do Brasil - UFMT (2018) e Mestrado em Educação - Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2019). Atualmente é Servidora Pública enquadrada como Técnica Administrativa na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Quilombola - GEPEQ /UFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional tendo lecionado Disciplinas específicas para o curso de Secretariado Executivo. Atuou também como instrutora de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado. Acesse o currículo completo


Gonçalina Eva Almeida de Santana




Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2009) e Especialização em Educação Infantil e Letramento pela Faculdades Integradas de Cuiabá (2013). Atualmente é professora da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda . Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Acesse o currículo completo


Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho


       

Doutoranda em Educação. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Tangaraense de Educação e Cultura (2003); Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo ICE(2005); Especialização em Literatura Mato-grossense pela UNEMAT(2009); Especialização em Educação do Campo pela UFMT( 2015); Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016).  Atuando principalmente, nos seguintes temas: Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo, Currículo, Políticas Púbicas e Movimentos Sociais. Membro do Núcleo de Educação e Diversidade - NEED/UNEMAT e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola (GEPEQ). Acesse o currículo completo

Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva



      

Doutora e Mestra em Educação pela UFMT/Cuiabá. Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Univag - Centro Universitário de Várzea Grande-MT. Especialista em Fundamentos da Docência para Educação a Distância pelo Univag - Centro Universitário em Várzea Grande-MT. Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, atuando na Educação Básica, na disciplina de Matemática. Professora Mentora do Estágio Supervisionado da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Professora Pesquisadora do Projeto Escola da Terra (UFMT). Pesquisadora da Etnomatemática e da Formação de Professores. Secretária Suplente na Gestão 2023/2026 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (Regional Mato Grosso). Acesse o currículo completo

Rosangela de Campos Silva

      
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2004) e especialização em Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco(2007). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Acesse o currículo completo


Silvana Alves dos Santos


     

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, nesta mesma instituição obteve o título de mestre, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua portuguesa e Espanhol pela Universidade de Cuiabá (2005), Pós-Graduação em Linguística Aplicada (2008), Pós-Graduação em Gestão Escolar (2015), pela Universidade Federal de Mato Grosso. É professora da rede pública estadual, com ampla experiência em ensino fundamental e médio na rede pública e privada. Possui experiência em gestão escolar (coordenação e direção). Membro do Grupo de Pesquisa Diálogos literários: Brasil e África lusófona (DLBAL). Dedica-se aos estudos relacionados Formação de Professores, Relações Raciais, Violência de Gênero, Literatura Afro-brasileira, Literatura africana produzida em países que tem a Língua Portuguesa como idioma oficial. Acesse o currículo completo


Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli


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Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2005). Atualmente é Analista de Planejamento da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e ocupa o cargo de Gerente de Planejamento e Gestão Administrativa e Superintendente Estadual Substituto do IBGE em Mato Grosso. É membro do GEPEQ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola - IE/PPGE/UFMT. No campo acadêmico foi professor de Pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Na graduação lecionou na Universidade de Cuiabá - Unic em diversas disciplinas, entre elas, Análise Econômica de Projetos, Matemática Financeira, Gestão de Empresas, Matemática Aplicada ao comércio e Métodos Quantitativos. Acesse o currículo completo 

Samara Pereira de Souza


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Possui graduação em Letras/ espanhol pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2003). Especialização em Docência no Ensino Superior pela AVEC 2010. Realizou mestrado na UFMT na linha de Movimentos Sociais èticos e Saberes entre 2020 - 2022. Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, participada curso formação de professores como multiplicadora nas áreas, formação em serviço professores linguagens, EJA e Pacto digital(2023 - 2024). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, etnorraciais, educação, quilombo, educação, pandemia, educação quilombola, formação de professores.ensino, formação de professores e educação quilombola; desigualdade social/tecnológia. Acesse o currículo completo
 

Soenil Clarinda de Sales

 

 

Possui graduação em Letras/ espanhol pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2003). Especialização em Docência no Ensino Superior pela AVEC 2010. Realizou mestrado na UFMT na linha de Movimentos Sociais èticos e Saberes entre 2020 - 2022. Atualmente é professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, participada curso formação de professores como multiplicadora nas áreas, formação em serviço professores linguagens, EJA e Pacto digital(2023 - 2024). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, etnorraciais, educação, quilombo, educação, pandemia, educação quilombola, formação de professores.ensino, formação de professores e educação quilombola; desigualdade social/tecnológia. Acesse o currículo completo
 

Vanessa Alves de Morais


        

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015), graduação em Administração - Faculdades Integradas Cândido Rondon (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombo, educação quilombola, formação continuada, educação infantil e alfabetização. Acesse o currículo completo


Jocimar Jesus de Campos




    
 

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992). Atualmente é professor educação básica - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Acesse o currículo completo
 

Wagner Mônantha Sousa Morais

 

 

 Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, vinculado à Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, membro do Grupo de Pesquisa em Educação Escolar Quilombola (GEPEQ), coordenado pela profa. Dra. Suely Dulce de Castilho. Mestre em Ensino na área de Ensino de Linguagens pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT/PPGEn (2021). Pós-graduando em Docência no Ensino Superior e Psicopedagogia (2021/2023). Graduado em Pedagogia (2013) e Letras - Português pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2019). Atuou como professor do quadro efetivo na rede municipal de Várzea Grande/MT (2018 a 2021). Atuou como professor do quadro efetivo pela Secretaria Municipal Educação de Cuiabá-MT (2021 a 2023). Atuou também no Projeto do Governo Estadual MT, (Pré-Enem Digital) como professor de Redação. Desde 2018, compõe o quadro efetivo da SEDUC/MT na função professor, na ocasião, ocupa o cargo de gestor escolar da EEDIEB Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto. Acesse o currículo completo




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