Pesquisadorxs
Pesquisas em Educação Escolar Quilombola/GEPEQ
É graduada em Letras, habilitação em Literatura e Língua Portuguesa,
cursada na Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Estudou o
Mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais,
Política e Educação Popular, na Universidade Federal de Mato Grosso
(2002). Cursou o Doutorado em Educação: Currículo, com ênfase em
Antropologia da Educação, Antropologia Quilombola e Relações Raciais na
PUC/SP (2008). Fez Pós-doutorado em Antropologia Social, na
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP/SP (07/2021-12/2021), como
bolsista do CNPq. É docente Associada IV da Universidade Federal de Mato
Grosso/UFMT; professora de Graduação e Pós-graduação em nível de
mestrado e doutorado. É pesquisadora, extensionistas e orientadora de
mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE -
do Instituto de Educação da UFMT. É idealizadora e líder do Grupo de
Estudo e Pesquisa em Educação Quilombola (GEPEQ/UFMT). No GEPEQ realiza
pesquisas coletivas e orienta pesquisas individuais com foco principal
em educações quilombolas em suas diversificadas perspectivas. Em termos
de extensão realiza formação de docentes quilombolas pautada nas
identidades e culturas locais para uma pedagogia específica,
diferenciada e decolonial. Tem experiência na área de literatura
brasileira, currículo educacional, educação para as relações
etnicorraciais, antropologia da educação, educação quilombola; formação
de docentes quilombolas, diversidades culturais e educação; relação
entre segurança pública e populações subalternizadas, movimentos
sociais e educação. É autora das obras: Quilombo contemporâneo,
educação, família e culturas (EdUFMT, 2011) - Obra premiada em 2011,
pela EdUFMT; Diversidade na educação: implicações curriculares, Org.
(EDUC, 2016) - Finalista do prêmio Jabuti, em 2017; Educação escolar
quilombola: avanços e desafios, Org. (Sustentável, 2019); Coordenadora
das pesquisas, organizadora e co-autora dos resultados publicados nas
obras: Segurança pública e população em situação de rua: desafios
políticos, ontológicos, epistêmicos e pedagógicos (Dialética, 2020);
Retratos etnográficos da educação quilombola do estado de Mato Grosso
(Dialética, 2024). Acesse o currículo completo
ORIENTANDXS
Bruna Maria de Oliveira
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato
Grosso (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato
Grosso (2017) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato
Grosso (2025). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação
Quilombola (GEPEQ/UFMT). Atualmente é professora substituta da
Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência como professsora
formadora da Universidade Aberta do Brasil da Universidade do Estado de
Mato Grosso.Tem experiência na área de pesquisa e extensão em: Educação,
Educação Escolar Quilombola; Povos Quilombolas; Etnocorporeidade; Corpo
e Cultura. Acesse o currículo completo
Bruno Gonçalves dos Santos
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2011) e
mestrado em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de
Pós-Graduação Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais do
Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (2015). Doutorando no
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do
Mato Grosso na linha Movimentos Sociais, Política e Educação Popular.
Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola
(GEPEQ). Atualmente é professor da Educação Básica - Secretaria de
Estado de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC-MT) atuando na
modalidade de Educação do Campo. Acesse o currículo completo
Cira Alves Martins
Possui licenciatura em História pelo Centro Universitário de Várzea
Grande (2003) UNIVAG, e licenciatura em Pedagogia pela ULBRA,.
Especialização em Historia de Mato Grosso. pela Unic . Mestre em
Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso -UNEMAT em Cáceres,
qualificação na área da Educação, o objeto de pesquisa é sobre o Racismo
Silencioso na Educação Infantil. É professora efetiva da rede municipal
de ensino. Possui experiência com Educação Infantil, Ensino
Fundamental I e II, Ensino Médio , Educação de Jovem e Adulto (EJA)e
Ensino Superior. Acesse o currículo completo
Davi Sousa Silva
Possuo graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de
Várzea Grande (2007) e Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest -
UNIFACVEST (2020). Sou especialista em Educação Ambiental pelo Instituto
Cuiabano de Educação (2009). Sou Mestrando em Educação pelo Grupo de
estudos e pesquisas em educação quilombola/Gepeq-UFMT. Atualmente,
componho o quadro de Profissionais da Educação Básica da rede estadual
de Mato Grosso lecionando as disciplinas de Ciências e Biologia na
Escola Estadual Quilombola Maria de Arruda Muller - Santo Antônio de
Leverger/MT. Tenho experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em
Biologia Celular. Acesse o currículo completo
Janina Mirtha Gladys Moquillaza Sanchez
Professora, Pesquisadora, Curadora, Artista. Pós-Doutora em Antropologia da Educação, pela FE-USP (2010); Doutora em Educação: currículo intercultural pela PUC-SP (2006), Mestre em Educação:Formação de Professores/Linguagens pela Faculdade de Educação - FE/USP (2003), Graduada em Comunicação Social: publicidade pela FACHA-Rio de Janeiro (1989). Ensina em Curso de Graduação da Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração, tendo ensinado em cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Comunicação, Educação, Saúde Pública, Arte, e em cursos de graduação nas mesmas áreas. Atua principalmente sobre os seguintes temas: Mitohermenêutica de culturas, Gestão do conhecimento, Antropologia Cultural, Gênero, Interculturalidade na Educação, Avaliação Institucional, Currículo, Cultura-análise, Epistemologia cultural, Metodologia da Pesquisa Científica, Ensino-Aprendizagem, Estética e História da Arte, Descolonízação na Educação, Educação em Quilombos. Profere palestras e apresenta trabalhos em congressos e seminários internacionais e nacionais Publica livros, artigos, ensaios, em revistas acadêmicas e veículos impressos e virtuais. Acesse o currículo completo
Joacelmo Barbosa Borges
Doutorando em Educação (PPGE/UFMT) - na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Mestre em Educação (PPGE/UFMT) - na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Especialização em Educação Física Escolar (UFMT).Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso . Atualmente é professor na Faculdade de Educação Física da Universidade de Cuiabá (UNIC). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Capoeira, experiência em relações étnico-raciais. Com experiência no fomento da Cultura Afro. Palestrante. Presidente da Associação Sendero Capoeira. Coordenador do Fórum de Capoeira de Mato Grosso. Ex- presidente da Federação Mato-grossense de capoeira e Ex-presidente do Sindicato dos trabalhadores em estabelecimento de ensino do Estado de Mato Grosso (SINTRAE/MT). Acesse o currículo completo
João Almeida dos Santos
Doutorando em Educação - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Integrante do GEPEQ - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Escolar Quilombola - UFMT. Mestre em Educação pelo mesmo programa. Especialista em Educação Ambiental e sustentabilidade. Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade federal de Mato grosso-(UFMT) Téc. Geomensura, pelo IFMT, Atua como educador no Ensino Básico Regular de Mato Grosso. Fotógrafo militante negro. Acesse o currículo completo
Luciana Gonçalves de Lima
É Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Mato Grosso (IFMT/Reitoria/Cuiabá). Cursou o mestrado em
Política Social na UFMT no período de 2010 a 2012 e o doutorado em
Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, na linha de
pesquisa "Movimentos Sociais, Política e Educação Popular", no período
de 2021 a 2025. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Quilombola (GEPEQ/PPGE/UFMT). Tem experiências profissionais nas
políticas de assistência social, saúde organizacional (qualidade de vida
no trabalho) e Educação. Principais áreas/temas dos estudos e
pesquisas: escravidão contemporânea em Mato Grosso; relações raciais e
educação; assistência estudantil; políticas de ações afirmativas na
educação superior para negros, negras e quilombolas; acesso e
permanência na educação superior pública. Acesse o currículo completo
Marileide do Carmo Amorim Arruda
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso
(UNEMAT), graduação Ciências Sociais - Faculdades Integradas Cândido
Rondon (2000), em História pelo Centro Universitário de Várzea Grande
(2006), graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil
(2011) . Possui Pós Graduação em Interdisciplinaridade na Educação
Básica, Psicopedagogia, AEE-Atendimento Educacional Especializado. Foi
Conselheira do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselheira
Presidente do Conselho Municipal de Educação de Poconé-MT, trabalha com
formação de professores atua como professora colaboradora nas turmas de
Pedagogia e Pós Graduação Lato Sensu pelo Instituto Panamericano de
Educação. Acesse o currículo completo
Possui graduação em Secretariado Executivo pelas Faculdades Integradas Cândido Rondon (2003), Pós-Graduação em Gestão Escolar - Universidade Castelo Branco(2009), Docência do Ensino Superior - Faculdades Afirmativo (2009), Gestão Pública - Universidade Aberta do Brasil - UFMT (2018) e Mestrado em Educação - Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2019). Atualmente é Servidora Pública enquadrada como Técnica Administrativa na rede estadual de ensino de Mato Grosso. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Quilombola - GEPEQ /UFMT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional tendo lecionado Disciplinas específicas para o curso de Secretariado Executivo. Atuou também como instrutora de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Governo do Estado. Acesse o currículo completo
Gonçalina Eva Almeida de Santana
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2009) e Especialização em Educação Infantil e Letramento pela Faculdades Integradas de Cuiabá (2013). Atualmente é professora da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda . Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Acesse o currículo completo
Francisca Edilza Barbosa de Andrade Carvalho
Doutoranda em Educação. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Tangaraense de Educação e Cultura (2003); Especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo ICE(2005); Especialização em Literatura Mato-grossense pela UNEMAT(2009); Especialização em Educação do Campo pela UFMT( 2015); Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atuando principalmente, nos seguintes temas: Educação Escolar Quilombola, Educação do Campo, Currículo, Políticas Púbicas e Movimentos Sociais. Membro do Núcleo de Educação e Diversidade - NEED/UNEMAT e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola (GEPEQ). Acesse o currículo completo
Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva
Doutora e Mestra em Educação pela UFMT/Cuiabá. Graduada em Licenciatura
em Matemática pelo Univag - Centro Universitário de Várzea Grande-MT.
Especialista em Fundamentos da Docência para Educação a Distância pelo
Univag - Centro Universitário em Várzea Grande-MT. Professora efetiva da
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, atuando na Educação
Básica, na disciplina de Matemática. Professora Mentora do Estágio
Supervisionado da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
Professora Pesquisadora do Projeto Escola da Terra (UFMT). Pesquisadora
da Etnomatemática e da Formação de Professores. Secretária Suplente na
Gestão 2023/2026 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM
(Regional Mato Grosso). Acesse o currículo completo
Rosangela de Campos Silva
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2004) e especialização em Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco(2007). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Acesse o currículo completo
Silvana Alves dos Santos
É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem pela
Universidade Federal de Mato Grosso, nesta mesma instituição obteve o
título de mestre, na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, pelo
Programa de Pós-Graduação em Educação. Possui graduação em Letras com
Habilitação em Língua portuguesa e Espanhol pela Universidade de Cuiabá
(2005), Pós-Graduação em Linguística Aplicada (2008), Pós-Graduação em
Gestão Escolar (2015), pela Universidade Federal de Mato Grosso. É
professora da rede pública estadual, com ampla experiência em ensino
fundamental e médio na rede pública e privada. Possui experiência em
gestão escolar (coordenação e direção). Membro do Grupo de Pesquisa
Diálogos literários: Brasil e África lusófona (DLBAL). Dedica-se aos
estudos relacionados Formação de Professores, Relações Raciais,
Violência de Gênero, Literatura Afro-brasileira, Literatura africana
produzida em países que tem a Língua Portuguesa como idioma oficial. Acesse o currículo completo
Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli
Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso -
UFMT. Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação
- ICE e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa
Cruz - UESC (2005). Atualmente é Analista de Planejamento da Fundação
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e ocupa o cargo
de Gerente de Planejamento e Gestão Administrativa e Superintendente
Estadual Substituto do IBGE em Mato Grosso. É membro do GEPEQ - Grupo de
Estudos e Pesquisas em Educação Quilombola - IE/PPGE/UFMT. No campo
acadêmico foi professor de Pós-graduação nas áreas de Gestão de Pessoas e
Gestão de Projetos. Na graduação lecionou na Universidade de Cuiabá -
Unic em diversas disciplinas, entre elas, Análise Econômica de Projetos,
Matemática Financeira, Gestão de Empresas, Matemática Aplicada ao
comércio e Métodos Quantitativos. Acesse o currículo completo
Samara Pereira de Souza
Possui graduação em Letras/ espanhol pelo Centro Universitário de Várzea
Grande (2003). Especialização em Docência no Ensino Superior pela AVEC
2010. Realizou mestrado na UFMT na linha de Movimentos Sociais èticos e
Saberes entre 2020 - 2022. Atualmente é professora da Secretaria de
Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, participada curso formação
de professores como multiplicadora nas áreas, formação em serviço
professores linguagens, EJA e Pacto digital(2023 - 2024). Tem experiência
na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações
Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação
de professores, etnorraciais, educação, quilombo, educação, pandemia,
educação quilombola, formação de professores.ensino, formação de
professores e educação quilombola; desigualdade social/tecnológia. Acesse o currículo completo
Soenil Clarinda de Sales
Possui graduação em Letras/ espanhol pelo Centro Universitário de Várzea
Grande (2003). Especialização em Docência no Ensino Superior pela AVEC
2010. Realizou mestrado na UFMT na linha de Movimentos Sociais èticos e
Saberes entre 2020 - 2022. Atualmente é professora da Secretaria de
Estado de Educação do Estado do Mato Grosso, participada curso formação
de professores como multiplicadora nas áreas, formação em serviço
professores linguagens, EJA e Pacto digital(2023 - 2024). Tem experiência
na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações
Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação
de professores, etnorraciais, educação, quilombo, educação, pandemia,
educação quilombola, formação de professores.ensino, formação de
professores e educação quilombola; desigualdade social/tecnológia. Acesse o currículo completo
Vanessa Alves de Morais
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015), graduação em Administração - Faculdades Integradas Cândido Rondon (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombo, educação quilombola, formação continuada, educação infantil e alfabetização. Acesse o currículo completo
Jocimar Jesus de Campos
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do
Estado de Mato Grosso (1992). Atualmente é professor educação básica -
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem
experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Acesse o currículo completo